HOME
Folclore: entenda sua importância
Por que é importante valorizar o folclore?

Em agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Mas, você sabe por que é tão importante comemorar e preservar essa data?

O folclore é o nome dado para um conjunto de tradições e manifestações culturais passados de geração para geração, e seu nome tem origem na palavra inglesa ‘folklore’, que significa ‘sabedoria popular’.

Além de ser comemorado em diversos países do mundo, no Brasil o folclore simboliza um importante viés da cultura popular, sendo representado por uma variedade de manifestações culturais, como as festas populares, música, dança, cantigas e as mais conhecidas, que são as lendas, envolvendo personagens lúdicos.

 

Por que é importante valorizar o folclore?

O folclore é um conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, que concentra uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente, é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição.

No Brasil, a tradição folclórica varia de acordo com cada região do país. As principais lendas e ritos do folclore brasileiro são: Saci-Pererê, Iara, Bumba meu Boi, Lobisomem, Boitatá, Mula sem Cabeça e Curupira, e todos eles são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma sereia da Amazônia, que remete às sereias da mitologia grega.

Por aqui, é comum que o folclore seja associado às tradições religiosas e a grandes festas populares, como o Carnaval, por exemplo.

Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações.

Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.

Aqui, na Oficina Toka, as crianças vivem experiências que propiciam o conhecimento e valorização do folclore em diversas situações, seja nas brincadeiras, nas construções de brinquedos com materiais simples, em atividades manuais, cerâmica, danças, cantigas, nas histórias contadas e encenadas, nas fantasias... porque, afinal, essa é nossa especialidade!

ACESSE NOSSO SITE para conhecer as mais de 20 opções de cursos e oficinas disponíveis, e saiba como agendar uma aula experimental para seu filho!

 

Com informações do portal Brasil Escola