HOME
Dança na Oficina Toka
Dança

Dança

Considerando a dança como uma das formas privilegiadas de expressão do corpo criativo, o curso propõe um espaço onde as crianças possam desenvolver uma maior percepção de seu corpo e de seu movimento com base em princípios da dança contemporânea, educação somática e das danças, brincadeiras e jogos presentes nas culturas populares brasileiras. Qualidades e capacidades expressivas são desenvolvidas por meio da percepção corporal e reconhecimento das distintas qualidades de movimento.

O conhecimento do próprio corpo em movimento – coordenar movimentos, equilibrar o tônus, explorar o espaço pessoal-físico-social, reconhecer os diferentes ritmos, reconhecer limites entre seu corpo e o corpo do outro, dançar no e com o grupo – é fundamental para o desenvolvimento psicomotor das crianças e contribui para o desenvolvimento do potencial expressivo e criativo de cada aluno dentro de um contexto coletivo.

Ampliando os objetivos, o curso destinado a partir do 2º ano do Fundamental I visa um maior conhecimento das danças tradicionais brasileiras como o Bumba Meu Boi e o Cacuriá do Maranhão, o Coco de Alagoas, o Frevo de Pernambuco, o Jongo do Sudeste etc. Ao aprender um passo, um trupé, uma toada, o aluno aprende também como, onde e por que se praticam aquelas danças, reconhecendo seus elementos e se identificando como indivíduo pertencente a cultura brasileira por meio da construção de uma consciência de Brasil.

O desenvolvimento psicomotor, a socialização e o processo criativo são trabalhados ludicamente tornando possível a expressão do corpo criativo na dança.

O curso trabalhará:

·         Atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da Educação Somática, com e sem materiais proprioceptivos; Brincadeiras da cultura infantil;

·         Conteúdos da arte do movimento/dança educativa - Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;

·         Danças populares brasileiras (frevo, bumba-meu-boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);

·         Improvisação e investigação criativa;

·         Dança como processo criativo e expressivo;

·         Interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;

·         Atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da Yoga;

·         Atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;

·         Apreciação artística.

 

professora: Julia Santos[i]

roupa: de tecido flexível, que não dificulte os movimentos

Vagas: 16

Destinado a: alunos do 2º ao 5º ano do Fundamental 1

local:rua Girassol, 913

 

[1]Julia Santos é dançarina e artista-docente com formação em danças brasileiras, dança contemporânea e cultura infantil. É psicóloga formada pela USP (Bacharelado e Licenciatura) e cursa o último ano de graduação em Dança (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente ministra aulas de dança em algumas escolas de educação infantil e fundamental, além de ministrar cursos de formação para educadores. Como dançarina atua na Cia Meu Corpo Meu Brinquedo voltada para a pesquisa em dança para crianças e na Companhia do Cotidiano, desenvolvendo pesquisa em dança-teatro para o público geral.

Janice Modinger  05/11/2014

Gostaria de receber informações sobre oficinas de danças folclóricas brasileiras.

Camila  06/06/2015

Olá, por favor, gostaria de saber quando funcionam as aulas de dança para crianças. Minha filha completa 3anos em julho e gostaria de matriculá-la numa dança.. Aguardo retorno, Camila

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO:
NOME:

E-MAIL:

COMENTÁRIO: