HOME
Tempo livre também é coisa séria
A importância de brincar, jogar, se divertir, bater papo com amigos..

Horário de brincar, jogar, se divertir, bater papo com amigos... e mesmo não fazer nada e ficar envolto com seus próprios pensamentos e lembranças é coisa séria e não perda de tempo como alguns equivocadamente podem pensar.

Fazer escolhas, decidir o que fazer e como administrar o seu tempo ocioso é um exercício importante para o desenvolvimento infantil. Quando a criança tem essa oportunidade, sente-se respeitada, considerada, e aprende que escolhas implicam em responsabilidade, além de lidar com perdas (não se pode ter tudo ao mesmo tempo, não é mesmo?).

Na brincadeira, no jogo, no papinho com os colegas, desenhando, lendo, imaginando, inventando histórias e personagens de faz-de-conta, ou ainda, competindo e elaborando estratégias nos jogos de regras, de mesa ou campo/pátio, exercitando suas habilidades intelectuais e físicas, a criança, seja sozinha ou acompanhada de outras de sua idade, maiores e menores que ela, e adultos, aprende a entrar em contato consigo mesma, com seu mundinho interno, com suas emoções, sentimentos e pensamentos provenientes dessas experiências, além de ter oportunidade de aprender sobre como interagir, lidar com conflitos e conviver nas mais variadas situações. Mas, principalmente, é importante que a criança tenha um tempo livre para pensar e escolher o que fazer, ao invés de se acostumar com o tempo sempre ocupado e programado por um terceiro. Ainda que supervisionado e, por vezes, direcionado, acreditamos que esses momentos são fundamentais para todas as faixas etárias.

É lógico que isso precisa ser dosado, intercalado com atividades programadas e compromissos. Os adultos devem auxiliar a criança nessa administração do tempo, para que haja espaço para tudo: para as atividades agendadas (escola, cursos, dentista... e outros), para os deveres de casa, horários de alimentação e repouso, e para as atividades de lazer e de livre escolha. Nesse sentido, entendemos que a rotina tem função estruturante e organizadora, tanto na vida infantil quanto na adulta.

Veja imagens de momentos livres vividos pelas crianças que frequentam a Oficina Toka

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO:
NOME:

E-MAIL:

COMENTÁRIO: