HOME
Veja como foi nosso mini Olympic Games
As aulas de Inglês (Young Learners e Flyers) entraram no clima das olimpíadas no mês de agosto, sediando o Mini Olympic Games. Veja no relato da equipe do inglês extracurricular como aconteceu.

As Olimpíadas, esse grande evento internacional que reúne esporte, história, emoções e lições de vida, serviu de inspiração ao projeto didático de inglês no mês de agosto. Enquanto milhares de atletas competiam nas arenas e ginásios de Londres e milhões de expectadores torciam pela vitória de seus países, nossos alunos se envolviam com o Mini Olympic Games sediado no espaço dos Cursos Extracurriculares à Rua Girassol, 913.

O tema do projeto não podia ser mais apropriado ao nosso público, afinal, que “pessoinha” entre 3 e 10 anos não gosta de correr, saltar e jogar? Além disso, Londres, com sua família real, o Big Ben e seus tradicionais ônibus vermelhos de dois andares está entre as principais referências da língua inglesa.

Como aconteceu com os Jogos Olímpicos ao longo dos tempos, nossos Mini Olympic Games também sofreram adaptações para se adequarem à realidade do momento. Nosso circuito de atletismo, por exemplo, contou com corrida, cambalhota, bola ao alvo, pula-corda, equitação simulada, salto com obstáculo, entre outras “modalidades”. Os alunos ora participavam, usando nas costas o número que lhes identificava como atletas, ora assistiam aos colegas torcendo por sua vitória.

O número de quatro dígitos que cada atleta da nossa Mini Olimpíada recebeu correspondia ao mês e dia de seu aniversário, o que serviu muito bem para que praticassem falar e reconhecer datas.

Na cerimônia de encerramento dos jogos não faltaram o hino nacional, a bandeira do Brasil e medalhas de ouro e prata produzidas e decoradas pelos próprios alunos. Arcos e flechas (sem ponta), espadas de jornal para a prática de esgrima e perfeitas barras de pesos também foram confeccionados pelos alunos durante o mês das olimpíadas.

Todo o processo bem como o “grand finale”, que foi o dia dos jogos propriamente ditos, foram totalmente desenvolvidos em inglês. Parte do processo também envolveu assistir à história dos Jogos Olímpicos contada pelo Pateta (http://www.youtube.com/watch?v=YvkuGrGY8oc), ouvir e cantar o tema oficial dos mascotes (http://www.youtube.com/watch?v=ZIetV43enos),  acompanhar notícias sobre quanto ouro cada país estava levando, ler curiosidades sobre atletas, a tocha olímpica, o nascimento dos mascotes (http://www.youtube.com/watch?v=KatN365jaBg) e várias outras atividades, que variaram de acordo com a faixa etária de cada grupo.

Outro site interessante com histórias, brincadeiras e curiosidades voltadas ao público infantil é o https://mascot-games.london2012.com/default.aspx.

Na mesma época em que se encerravam as Olimpíadas 2012 em Londres, também se encerravam os Mini Olympic Games do Inglês Extracurricular. Os jogos acabaram, mas no cérebro de cada participante, junto à feliz memória do brincar com amigos, ficou sedimentado significativo conhecimento linguístico.  Essa medalha de ouro nossos pequenos atletas vão guardar para sempre! 

Veja abaixo registros fotográficos! Para navegar pela galeria de fotos completa, acesse o ícone do Flickr, disponivel na página inicial da Oficina Toka!

Giovana  25/12/2014

eu gostaria quando as escrições estão abertas e a partir de quantos até quantos anos pode entrar

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO:
NOME:

E-MAIL:

COMENTÁRIO: