HOME
Artes visuais: um espaço de experimentação, descoberta e criação
A Aula de Artes visuais é sempre um espaço de experimentação, descoberta e criação. Veja no relato da professora Laura Lydia o que as crianças andam fazendo.

Água, água!

Para dar uma aliviada nesse tempo tão seco, a turminha do curso de Artes Visuais da professora Laura Lydia Burtscher resolveu trabalhar com água.

Munidos de papel jornal, pincéis, tesouras e algumas bacias, começaram a trabalhar. Pintaram e desenharam com água sobre papel e... o que aconteceu? Em instantes, conforme o papel foi absorvendo a água, a área molhada foi mudando de cor. Em tons de cinza, o desenho surgiu.

Na contraluz, outra surpresa: a área desenhada revelou transparência, translucidez, dando nova cor às áreas trabalhadas.

Água virou material de pintura, desenho. Mas não só isso! Virou “cola” também! Um papel unido ao outro, pedaços e mais pedaços. Os alunos descobriram que com papel e água é possível fazer colagens! Lindíssimas na contraluz!

Ao longo da experiência, as crianças notaram que aos poucos os papéis foram secando, até a imagem desaparecer por completo. E onde havia sobreposição de papéis, as colagens foram se desmontando...

O encanto de cada imagem criada ficou gravado na memória, assim como toda a sensibilidade e delicadeza desta experiência tão sutil e... refrescante!

E assim... “as crianças aprenderam sobre arte efêmera”, afirma a professora Laura Lydia.

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO:
NOME:

E-MAIL:

COMENTÁRIO: