HOME  / CURSOS
Recreação

Ao brincar a criança descobre o mundo, integra-se com o meio em que vive, constrói o seu conhecimento, socializa-se, desenvolvendo aspectos afetivos determinantes na construção da personalidade.

Na brincadeira, no jogo, no papinho com os colegas, desenhando, pintando, fazendo construções, lendo, imaginando, inventando histórias e personagens de faz-de-conta, ou ainda, elaborando estratégias nos jogos de regras, de mesa ou corporais, a criança adquire aprendizados importantes, entra em contato consigo mesma, com seu mundinho interno, com suas emoções, sentimentos e pensamentos provenientes dessas experiências, além de ter oportunidade de lidar com conflitos e encontrar alternativas de solução para eles.

Nessa perspectiva a Recreação da Oficina Toka, um espaço de convivência e lazer para as crianças, oferece atividades diversas, como brincadeiras “de rua” – resgatando brincadeiras “de antigamente” –, jogos, arte, culinária, histórias, entre outras... visando o exercício da criatividade, da inteligência, da linguagem, da motricidade, coordenação, autocontrole, autoconfiança, respeito com o outro e com o ambiente. Além disso, possibilita o exercício da livre escolha sobre como preencher o seu tempo.

A cada dia serão propostas atividades variadas acompanhadas por um ou mais monitores, conforme a necessidade e número de crianças. Uma vez por semana, monitor bilíngue conduzirá as atividades lúdicas, proporcionando vivência e exposição à língua inglesa.

 

Coordenador: João Sant’ana[1]

Recreadores: Cauê de Avelar Arantes Martins[2] e Robson[3]

destinado a: alunos do G3 (educação infantil) ao 5ª ano (ensino fundamental)

local:Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)



[1]
João Sant’ana éarte educador e coordenador. Formou-se em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Ewerton de Castro, Pedagogia pelo Instituto de Educação Vera Cruz e pós-graduação em Arte pelo Instituto Singularidades. Trabalhou como ator com os diretores: Marcília Rosário, Reinaldo Santiago, Bete Dorgan, Moisés Miastkwoskye e Marcelo Marcus Fonseca. Como arte-educador e coordenador, apresenta experiência com crianças e adolescentes em escolas de ensino formal na cidade de São Paulo. 

 

[2] Cauê de Avelar Arantes Martinsé professor de Educação Física e recreador, formado e licenciado em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul. Lecionou natação, ginástica, corrida e circo. Participou de projetos culturais voltados para o desenvolvimento de jogos na “Confraria das ideias” e no “Coletivo Boi voador”, além do “Coletivo Caixa Preta” quando participou em projetos voltados à reflexão do espaço habitado. Nessas participações foi contemplado por três vezes no Programa Vai da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Possui nível avançado de inglês (fala, escuta e leitura). Atualmente é professor efetivo do ensino público estadual dando aulas para o ensino fundamental e médio, além de atuar como recreador na Oficina Toka.

 

[3] Robson Martins de Morais é professor e Educação Física e recreador, formado e licenciado pela universidade Ibirapuera (2015). Atuou na escola Santi de 2006 a 2016 como agente de organização escolar monitor de alunos e professor de basquete. Em suas experiências adquiriu conhecimentos teóricos e práticos para trabalhar com criançasde faixas etárias diversas. Trabalha na área da recreação desde de 2012 com empresas especializadas na área.