HOME  / CURSOS
Marcenaria
Oficina de Marcenaria
 
Na Oficina de Marcenaria o aluno, além de desenvolver suas habilidades manuais, aprender o manuseio de ferramentas específicas, irá adquirir conhecimentos referentes à elaboração de projetos, percebendo que estes são finitos, que têm etapas a serem cumpridas e que o planejamento é fundamental para transformar uma ideia imaterial em um resultado ou produto concreto.
Exercitará ainda a identificação de problemas e a busca de soluções a partir do levantamento de hipóteses ou proposição de experimentações para solucionar as dificuldades inerentes ao trabalho com projetos.
Nos encontros semanais, os alunos iniciarão seus projetos pessoais a partir de desenhos, esquemas e maquetes para, em seguida, partirem para a construção do objeto propriamente dito, utilizando ferramentas e materiais, como cerrote, martelo, pregos, lixas, tintas, pincéis, entre outros, até atingir o resultado final. A pesquisa e o “banco de ideias” também serão recursos disponíveis para o planejamento e realização dos projetos.
São alguns dos objetivos da Oficina de Marcenaria:
Melhorar a coordenação motora fina, utilizando ferramentas com peso e intenções diferentes.
Explorar o desenho do projeto, analisando em cada etapa as dificuldades surgidas para solucionar suas partes.
Identificar os problemas durante o projeto e compreender como buscar possíveis soluções.
Entender que um projeto tem começo e fim.
Construir o conceito de projeto e tecnologia a partir da vivência.
Desenvolver a iniciativa e o empreendedorismo.
Durante o processo, cada aluno terá o seu “Caderno de Projetos”, onde anotará as ideias, fará desenhos e anotará as dificuldades. Cada aluno gerenciará seu caderno, podendo avaliar se conseguiu e como conseguiu resolver os problemas surgidos.
 
professor: Otávio Zani  e Fabian Vinícius Corrêa 
vagas: 10 por turma
destinado a: alunos do 1º ao 5º ano
local: rua Girassol, 913
 
  Otávio Zani é artista visual, ilustrador e educador. É também bacharel em Ciências Sociais (USP-2003-2008). Possui grande intimidade com a madeira, por meio do seu trabalho de xilogravura e considera a marcenaria com fundamental para desenvolver a noção de projeto e do trabalho tridimensional. Teve várias experiências como professor e supervisor em projetos culturais. Atualmente atua como professor de Artes Visuais do projeto artístico pedagógico Fábrica de Cultura. Integrou a equipe de coordenação do Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, do Ateliê Espaço Coringa e da Casa de Tijolo, iniciativas que desenvolveram atividades coletivas em ateliê, em que a marcenaria sempre esteve presente. Como artista plástico participou de exposições coletivas nacionais e no exterior, como a Exposição Superposer, integrando o Espaço Coringa, e no Atelier Press Papier (Trois Rivieres, Quebec - Canadá) realizou atividades durante residência artística. Algumas fotos de seu trabalho podem ser vistas em https://www.flickr.com/photos/otaviozani.  
 
  Fabian Vinícius Correa é jornalista formado em pela FMU/ FIAN/ FAAM, em 1998 e tem algumas paixões como a música e a marcenaria. Tem longa experiência com a arte da marcenaria, cuja história iniciou na infância, quando ganhou suas primeiras ferramentas e passou a criar e construir peças, recebendo orientações e incentivo, principalmente de seu avô paterno. Posteriormente participou de curso de formação na CTT cursos de marcenaria. Seu trabalho nessa arte desenvolveu-se tendo como foco a criação e confecção de peças rústicas e exclusivas, buscando o reaproveitamento da madeira. Outro grande interesse seu é atuar no ensino de técnicas de marcenaria para crianças e adolescentes, na elaboração de pequenos objetos, móveis e brinquedos.