HOME  / CURSOS
Culinária

Oficina de Culinária

A proposta da Oficina de Culinária é abrir a porta do mundo colorido, gostoso e principalmente saudável da culinária para as crianças, por meio de momentos lúdicos relacionados à descoberta de novos sabores.

Nos encontros semanais as crianças são estimuladas a incrementar seu paladar e dieta com legumes, frutas e outros ingredientes que vão abrir os horizontes para novas escolhas alimentares.

De forma lúdica as crianças são os verdadeiros Chefs e com a “mão na massa” aprendem sobre proporções, manuseio adequado de ingredientes, armazenamento e higienização.

Sem ir pelo caminho mais radical, o trabalho procura apresentar às crianças receitas gostosas e enriquecidas, como brownies de chocolate que incluem espinafre e cenoura, por exemplo, assim os pequenos podem despertar por esses ingredientes um novo interesse.

Um dos ingredientes para essa química toda funcionar e chamar a atenção da criançada é, com frequência, ter na aula os ingredientes in natura e a receita pronta, dessa maneira as crianças podem se surpreender com algo saboroso, que contém alimentos, muitas vezes, até então rejeitados.

Como acreditamos que a alimentação é pedagógica, outro aspecto a ser trabalhado é o contato e conhecimento dos alimentos, já que hoje em dia é muito comum crianças que não sabem, por exemplo, o que é uma cenoura e nem como é o seu formato na hora da colheita. Assim, as aulas não contam apenas com a receita, mas todo o ciclo do alimento é trabalhado (plantio de mudas, sementes germinadas, história do alimento: origem, cultura e atividades práticas que envolvam arte e criatividade).

 

professora: Caroline Nunes[i]

vagas: 10 por turma de G3 a 1º ano

              12 por turma de 2º a 5º ano

destinado a: alunos do G3 ao 5º ano

local:rua Girassol, 913



[i]
Caroline Nunes é Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, com estudos voltados à gastronomia funcional e aproveitamento integral dos alimentos. Atuou em diversas instituições no planejamento, organização, administração, controle de qualidade e avaliação da alimentação e gerenciamento de equipes de trabalho na área de alimentos. Atuou no Departamento da Merenda Escolar no trabalho de reeducação alimentar com grupos de crianças de 5 a 10 anos. O foco de seu trabalho educativo com as crianças – um de seus grandes interesses – é promover a alimentação saudável por meio da educação nutricional, preparando receitas nutritivas, saudáveis, de sabores variados, em clima lúdico e de muita interação.