HOME  / CURSOS
Brincando com a Dança

Um trabalho de educação corporal para meninos e meninas

Esse curso propõe um trabalho de arte-educação pelo movimento que abrange a linguagem da dança pela experiência com o brincar, a partir do rico universo da cultura tradicional brasileira.

Tomando a dança como uma grande brincadeira e o corpo como brinquedo, as crianças experimentam várias possibilidades de movimento, tendo como base princípios da dança contemporânea, educação somática e de danças populares brasileiras.

Por meio do estudo permanente do corpo, do movimento e da valorização da cultura brasileira é proposto um espaço de fruição e descobertas. Ao aprender um passo, um trupé, uma toada, o aluno aprende também como, onde e porque se praticam aquelas danças, reconhecendo seus elementos e se identificando como indivíduo pertencente à cultura brasileira.

Desenvolvimento psicomotor, socialização e processo criativo são trabalhados ludicamente, tornando possível a expressão de um corpo criativo “brincando com a dança”.

 

O curso trabalhará:

  • Atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da Educação Somática, com e sem materiais proprioceptivos;
  • Brincadeiras da cultura infantil;
  • Conteúdos da arte do movimento/dança educativa - Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;
  • Danças populares brasileiras (frevo, bumba-meu-boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);
  • Improvisação e investigação criativa;
  • Dança como processo criativo e expressivo;
  • Interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;
  • Atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da Yoga;
  • Atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;
  • Apreciação artística.

 

professora: Valéria Kimachi [1]

destinado a: alunos do G3 ao G5 (educação infantil)

roupa: de tecido flexível.

vagas: 12 por turma

local: Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)

 



[1]
Valéria Kimachi é bailarina e musicista, com formação em dança clássica, contemporânea e danças afro-brasileiras. Em 1985 fez parte da primeira turma da Faculdade de Dança da UNICAMP. Foi bolsista do Joffrey Ballet de Nova York em 1981. Participou dos espetáculos “No fire escape in hell”, em 1987, com Michael Clark; da “Ópera dos Quinhentos”, dirigida por Naum Alves de Souza; em 1992, com J. C. Violla; dos espetáculos “Manos Arriba”, “Palimpsesto” e “O Tico-Tico” com o Grupo Marzipã, entre 1986 e 1990; e de “Pas-De-Deuses” (1985) e “Kashmir Bouquet” (2008), com Ivaldo Bertazzo. Estudou violino com Yoshitame Fukuda. Atualmente faz parte do grupo Vozeiral, formado por mulheres, que une canto e performance.