HOME  / CURSOS
Brincando com a Dança

Brincando com a dança

Um trabalho de educação corporal para meninos e meninas

Esse curso propõe um trabalho de arte-educação pelo movimento que abrange a linguagem da dança pela experiência com o brincar, a partir do rico universo da cultura tradicional brasileira.

Tomando a dança como uma grande brincadeira e o corpo como brinquedo, as crianças experimentam várias possibilidades de movimento, tendo como base princípios da dança contemporânea, educação somática e de danças populares brasileiras.

Por meio do estudo permanente do corpo, do movimento e da valorização da cultura brasileira é proposto um espaço de fruição e descobertas. Ao aprender um passo, um trupé, uma toada, o aluno aprende também como, onde e porque se praticam aquelas danças, reconhecendo seus elementos e se identificando como indivíduo pertencente à cultura brasileira.

Desenvolvimento psicomotor, socialização e processo criativo são trabalhados ludicamente, tornando possível a expressão de um corpo criativo “brincando com a dança”.

O curso trabalhará:

·        Atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da Educação Somática, com e sem materiais proprioceptivos;

·        Brincadeiras da cultura infantil;

·        Conteúdos da arte do movimento/dança educativa - Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;

·        Danças populares brasileiras (frevo, bumba-meu-boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);

·        Improvisação e investigação criativa;

·        Dança como processo criativo e expressivo;

·        Interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;

·        Atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da Yoga;

·        Atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;

·        Apreciação artística.

 

[1] Michelle Faria de Lima é Bailarina e atriz, formada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi.  Participando como intérprete-criadora em dança-teatro do grupo Silenciosas + GT’aime desde 2007, atuou nos espetáculos Revolver Road, Improvisos, Dançando na Cidade, Solos de Duos, Stardust e Pessoal e Intransferível. É também preparadora corporal e cênica do projeto “Mundo Novo”, contemplado pelo programa VAI em 2014. Atuou como Artista Orientadora no Programa Dança Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura, onde trabalhou de 2009 à 2013 em diversos CEUS da cidade de São Paulo. Participou do grupo de pesquisa da técnica Meisner de interpretação, orientado por Ana Paula Dias. Atuou como interprete criadora no espetáculo “Favor utilizar as travas de segurança”. Como intérprete-criadora de danças populares na Cia de Arte do Baque Bolado atuou (2006 à 2009) como atriz, bailarina e pernalta nos espetáculos: Cores Tambores e Crenças, O Alto do Boi, Brinquedos e Brincadeiras, Cortejo dos Pernaltas e Cortejos de Maracatu. Atualmente vem dedicando-se à educação de crianças e adolescentes num trabalho de consciência corporal, seguindo os princípios e técnicas do Laban, danças e brincadeiras da cultura popular brasileira e dança contemporânea.