HOME  / CURSOS
Yoga

Mais do que simplesmente exercício, respiração, meditação, yoga é uma filosofia de vida. Se filosofia (palavra de origem grega) significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber, então yoga é amor e respeito pelo saber viver, amizade pela sabedoria da vida.

Assim sendo, praticar Yoga é aprender a cuidar do corpo, da mente, das emoções, da energia que sustenta a ação de viver.

As crianças são yogis natos. Boa postura, respiração correta e uma atitude aberta diante da vida são qualidades que nascem com o ser humano. A prática de yoga desde a infância assegura a manutenção dessas qualidades.

 

Alguns benefícios dessa prática:

  • Criação e melhora do hábito de postura correta ao sentar-se, o que permite liberdade e pleno funcionamento do aparelho respiratório.
  • Melhora da saúde de forma geral, gerando um estímulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
  • Estímulo aos processos digestivos, combatendo prisão de ventre e má digestão, normalizando a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos;
  • Melhoria e manutenção de uma visão saudável por meio dos “trátákas” (exercícios de visão e foco);
  • Melhora no humor. Com a respiração nasal, correta e ritmada, criam-se reflexos nos centros neurológicos e no humor de pessoa adulta ou criança;
  • Desenvolver na criança a confiança em si mesma e em seu potencial, favorecendo a tranquilidade física e mental, como também a concentração, aumentando o desempenho escolar.
  • Ajuda a criança a cultivar uma autoimagem positiva e equilibrada, por meio do contato com os princípios da consciência universal, a não violência, a verdade, o autocontrole e o altruísmo, desenvolvendo o hábito do pensamento positivo.
  • Ajuda crianças “hiperativas” a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada.
  • Despertar hábitos alimentares saudáveis;
  • Desenvolver equilíbrio e inteligência emocional.

As aulas de Yoga para crianças são adaptadas ao mundo dela, ou seja, os “ásanas” (exercícios psicofísicos), os “pranayamas” (exercícios respiratórios), a “yoganidra” (exercícios de relaxamento), entre outros componentes de uma aula de yoga são abordados de maneira lúdica e sempre respeitando a realidade motora e sensorial da criança. Os Yamas e Nyamas (princípios da consciência universal) são abordados em forma de histórias e conversas sobre as virtudes, como a força da verdade (Satya), a importância da não violência (Ahimsa) e do autocontrole (Brahmacharya). Assim, elas vão se divertindo e aprendendo, crescendo e adquirindo todos os benefícios dessa prática.

 

 

Professor:Érica Souza[1]

Destinado a: alunos do 3º ao 65º ano do ensino fundamental

Vagas: 12 por turma

local:rua Girassol, 913

 



[1]
Érica Souza é Instrutora de Yoga formada pela Humaniversidade e pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas do Yoga) sob a coordenação do professor Marcos Rojo, com especialização em Yoga para crianças também pelo IEPY sob a coordenação de Ester Massola. Graduada em Biblioteconomia pela FESSP atuou na área durante 12 anos, tramitando entre faculdades e colégios de São Paulo. É também Terapeuta Corporal formada pela Humaniversidade e pela Ong’s Thai Massage Brail (Thai Yoga Massagem). Ministra aulas de Yoga no Hospital São Paulo – UNIFESP, Espaço Akwavita Saúde Integral, Studio Koboltz – Movimento e Saúde, Raia Livre Academia e aulas particulares (personal) de Hatha Yoga.