HOME  / CURSOS
Violão
O curso de Violão compreende as técnicas do violão popular e erudito e uma iniciação à guitarra e ao contrabaixo elétrico, assim como noções básicas de canto. 
As aulas são dadas em grupo, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de ouvir e de assumir diferentes funções com o instrumento (solo, acompanhamento e baixo). Essa dinâmica possibilita a participação do aluno no projeto de formação de bandas, que vai se aprimorando no decorrer das etapas abaixo.
1a etapa – após a escolha do tamanho de violão adequado e do material de apoio, os alunos aprendem o posicionamento para tocar, o nome das notas, pequenas melodias, alguns acordes, ritmos e entoação de voz.
2a etapa – propõem-se novos conteúdos de aprimoramento técnico do violão, como escalas, estudos para mão direita e esquerda, encadeamentos de acordes, melodias mais elaboradas, novos ritmos e acordes com pestana; além do contínuo desenvolvimento vocal.
3a etapa – desenvolvem-se técnicas e estilos específicos para violão, guitarra, contra-baixo e voz (dedilhados; uso da palheta; acordes dissonantes; riffs e solos de rock; linhas de baixo; backing vocal; ritmos da bossa nova, samba e jazz). 
4a etapa – introdução de técnicas avançadas em improvisação, percepção, arranjo, harmonia e violão erudito. 
BS: A leitura de partitura e cifra acompanha todas as etapas.
 
Material (antes de adquirir, conversar com o professor – na primeira aula do curso – para ter as especificações de modelos, tamanhos e marcas adequados para cada aluno):
Violão 
Apoio de pé 
Estante de partitura 
Pasta catálogo
 
professor: Danilo Trevisan 
vagas: mínimo de 4 e máximo de 8 alunos por grupo
destinado a: alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental
local: rua Girassol, 913 (alunos até o 5º ano) e rua Cerro Corá, 2375 – Oswald–Cerro Corá – (alunos a partir do 6º ano).
 
  Danilo Trevisan é professor de violino e violão, formado em Música pela USP, tendo cursado várias disciplinas na área da Filosofia, Estética da Arte e Psicologia na USP, na PUC e na UEFBA. Deu aulas no Espaço Musical, bem como nos cursos extracurriculares do Colégio Oswald, onde atuou por mais de 10 anos. Atualmente desenvolve o projeto “Tocando na Escola” em alguns colégios particulares de São Paulo. Em 2012 integrou-se à equipe da Oficina Toka como professor de violão, violino e banda.