HOME  / CURSOS
Teatro até 5º ano

 

O curso de Teatro pretende, ao longo dos encontros, desenvolver nas crianças habilidades para utilizar o corpo de forma expressiva, improvisando e experimentando elementos do teatro. Para tanto, são realizados exercícios teatrais que visam promover o jogo, princípio importante da vivência da prática teatral. Os jogos teatrais constituem desafios pelos quais as crianças são estimuladas a criar situações com e sem o uso da palavra, por meio de recursos como imagens, pinturas, adereços, sejam do acervo do próprio curso ou criados e confeccionados pelos alunos.

 

As aulas de teatro para crianças (G3 ao 1º ano)

Nas aulas serão feitas proposta tendo em vista:

·       trabalhar elementos teatrais básicos: ritmo, espaço, histórias, contato com canções, poesias, contos, bonecos (teatro de sombras e teatro de bonecos), entre outros;

·       desenvolver trabalho corporal para que a criança explore, reconheça e descubra suas possibilidades;

·       possibilitar à criança um espaço onde possa experimentar, vivenciar e brincar com outras crianças.

As aulas começam com um aquecimento corporal por meio de jogos e brincadeiras. Num segundo momento é feita a proposta do dia, sempre lúdica: construção de uma história utilizando adereços, cenários, música, iluminação, por exemplo. Por fim, um exercício de relaxamento.

 

As aulas de teatro para crianças (2º ao 5º ano)

Nas aulas serão propostas atividades que visam trabalhar conteúdos, conceitos e habilidades essenciais para a vivência teatral, tais como:

·       compreensão do teatro como comunicação e produção coletivas;

·       desenvolvimento da observação;

·       experimentação, reconhecimento, exploração e descoberta de suas possibilidades a partir do trabalho corporal;

·       utilização do corpo e da voz de forma expressiva;

·       vivência da improvisação, criando significados no plano sensório-motor;

·       conhecimento e utilização de elementos teatrais básicos, como: ritmo, espaço, som, luz, contos, poesias, canções, músicas, bonecos (teatro de boneco e teatro de sombras), cenários, figurinos...

As aulas começam com um aquecimento corporal por meio de jogos e brincadeiras. Num segundo momento é feita a proposta do dia, que pode ser individual ou coletiva. No final abre-se espaço para os alunos trocarem suas experiências e vivências teatrais.

professor: Tássia Melo[i]

vagas: 12 por grupo



[i]
Tássia Meloé atriz, bailarina e professora. Graduada em Educação Física, formada em Ballet pela Royal Academy of Dance (Londres) e em teatro pela Escola de Atores Wolf Maya. Participou de cursos de aprimoramento tanto em dança como em teatro em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo; Joinville, Puebla (México), entre outras. Possui anos de experiência como professora de dança e teatro para crianças, adolescentes e adultos. Em TV/Cinema, participou do filme “E a vida continua” de Paulo Figueiredo. Em teatro, participou da montagem da peça “Tio Vânia” pelo projeto Ademar Guerra sob direção de Erick Gallani; da peça “São Paulo Surrealista I” e “São Paulo Surrealista 2: A Poesia feita Espuma” da Cia Teatro do Incêndio sob direção de Marcelo Marcus Fonseca; “O Lugar de Onde se Vê” da Cia Ouro Velho, sob direção de Paulo Marcos (em cartaz). Diretora de Movimento na montagem Fora da Ordem e Macunaíma – Direção de Paulo Marcos Brito – Escola de Atores Wolf Maya.