HOME  / CURSOS
Robótica

Brincar, divertir-se e aprender é o que as crianças fazem nas aulas de robótica!

A robótica vem crescendo e ganhando espaço não só no mundo científico, como também nas escolas, promovendo enorme interesse nas crianças, por ser uma ferramenta que permite sua interação com o meio e a demonstração prática de muitos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão.

A Robótica Educacional consiste em criar um ambiente de aprendizagem que reúna materiais de diversos tipos, compostos por peças e mecanismos de diferentes funções e possibilidades, engrenagens, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar, de alguma forma, o funcionamento dos modelos montados. Dentro do curso, o aluno é desafiado a observar, abstrair, raciocinar e inventar, explorando sua capacidade de criação.

A robótica ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de atividades desenvolvidas em grupo, em que podem vivenciar situações e desafios do seu cotidiano, planejando, apurando as ideias, montando, programando, testando e corrigindo o funcionamento de mecanismos.

Dessa forma, trabalhar em equipe partilhando conhecimentos e aprendendo de forma cooperativa, compreender conceitos de física, matemática, arte e engenharia, adquirir autonomia, desenvolver raciocínio lógico, pensamento crítico, habilidade de planejar, registrar, resolver problemas, criar... são algumas das aprendizagens que o curso de robótica propicia, são objetivos pertinente a sua metodologia e perseguidos a cada aula.

 

Material

Cada criança possui um conjunto de materiais (kit) com o qual trabalha tanto nas aulas como nas propostas de trabalho de casa. O Kit Robótica é formado por uma variedade de peças com diferentes funções (pinos, eixos, engrenagens, polias, motores, sensores, suportes, baterias...) que possibilitam a montagem dos diversos projetos; sejam estruturas rígidas ou móveis. Junto com o kit, há ainda uma apostila com propostas de atividades e desafios, a qual utiliza para orientar-se na montagem dos projetos, planejar e registrar suas descobertas.

 

coordenadora: Lyselene Candalaft Alcântara[1]

professores: Clodoaldo Silva[2] e Isabel Cristina Colsato[3]

vagas: 10 por grupo

destinado a: alunos do G5 ao 5ª ano

local:Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)



[1]
. Lyselene Candalaft Alcântara é formada em Ciências da Computação pela UNICAMP; especialista em educação pelo Mackenzie e Universidade de Juiz de Fora; especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou em alguns projetos relacionados ao uso da tecnologia no processo ensino/aprendizagem: “Projeto Horizonte” (IBM); “Linguagem Logo” (UNICAMP); “Projeto ThinkQuest” (Oracle). Longa experiência em tecnologia aplicada e, nos últimos anos seu foco de atuação tem sido a Robótica Educacional. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de projetos e capacitação de professores e implantação de cursos em escolas que tenham parceria com a Robota Tecnologia Educacional.

[2] Clodoaldo Silva é professor de robótica educacional pela Robota Tecnologia Educacional, formado em Eletrônica (Radial 1996) e Pedagogia (UNIESP 2015). Atua como educador desde 2014, em projetos que envolvem tecnologia e educação. Seu trabalho tem como foco incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o aprendizado usando a robótica educacional como ferramenta pedagógica de desenvolvimento humano.

[3]Isabel Cristina Colsato é professora de Matemática licenciada pela Faculdade de Ciências e Letras Teresa Martin (1982), pós-graduada em Educação Matemática com novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC (2009), ampla experiência em sala de aula, atuando desde 1995 como professora das redes estadual e particular de ensino do Estado de São Paulo. Professora de Robótica Educacional pela ROBOTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL desde 2015, ministrando aulas de robótica, lógica, programação e informática para alunos do Fundamental I e II. Cursos de especialização na área de lógica e de programação pela Escola Politécnica de São Paulo USP (2015), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (2016) e pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL (2017).