HOME  / CURSOS
Musicalização infantil
Musicalização
 
Este curso visa proporcionar às crianças, de forma lúdica, o desenvolvimento da percepção sobre os elementos musicais, como andamento, altura, ritmo e intensidade dos sons, a partir da exploração de instrumentos musicais, movimentos corporais e possibilidades sonoras do corpo; oferecendo uma experiência que estimule o interesse da criança pela música como recurso expressivo, com abertura para uma possível futura escolha instrumental.
Dentro dessa proposta, o manuseio e conhecimento de diversos instrumentos percussivos, melódicos e harmônicos, assim como violão, violino, teclado, metalofone, sinos, caxixis, agogôs, reco-recos, pandeiros, cabuletês, paus-de-chuva, entre outros são incorporados em atividades de contação de histórias, dramatização, jogos, favorecendo também a construção de um repertório musical. Além disso, alia-se à prática de instrumentos a exploração de sons produzidos por objetos e pelo corpo, bem como a construção de instrumentos pelos próprios alunos, utilizando materiais diversos como sucatas e outros.  
O trabalho conta com o aproveitamento da experiência e especialidade instrumental de seus professores e de uma organização dinâmica do tempo de aula, contemplando as possibilidades da faixa etária.
 
Professores: Gualtieri Beloni  e Valéria Kimachi  
 
Gualtieri Beloni Filho é maestro, compositor, violonista e cantor. Formado em música, com habilitação em violão clássico, pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e composição e regência, pelo Instituto de Artes da UNESP. Foi cantor do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo de 1990 a 2002, atuando também como arranjador, violonista e compositor em vários espetáculos do Teatro. Apresentou sua Suíte Sinfônica para Coral e Orquestra (2001) na abertura dos concertos do novo milênio, também no Teatro Municipal, sob a regência do maestro Samuel Kerr. Atuou como solista (tenor) em vários musicais e obras sinfônicas. Foi maestro de diversos corais de empresas (Pepico, Alcatel, Ipiranga entre outros). Compõe trilhas sonoras institucionais para TV e peças de teatro. Foi maestro do coral Infanto-juvenil dos Meninos do Morumbi. É o atual regente do Coral CETESB e do Coral do TEMS. Assumiu a regência do Coral do Colégio Oswald de Andrade desde 2007. É professor de musicalização infantil.   
 
  Valéria Kimachi é bailarina e violinista. Em 1985 fez parte da primeira turma da Faculdade de Dança da UNICAMP. Foi bolsista do Joffrey Ballet de Nova York em 1981. Participou dos espetáculos “No fire escape in hell”, em 1987, com Michael Clark; da “Ópera dos Quinhentos”, dirigida por Naum Alves de Souza, em 1992, com J. C. Violla; dos espetáculos “Manos Arriba”, “Palimpsesto” e “O Tico-Tico” com o Grupo Marzipã, entre 1986 e 1990; e de “Pas-De-Deuses” (1985) e “Kashmir Bouquet” (2008), com Ivaldo Bertazzo.  Estuda violino desde 2004 com o professor Yoshitame Fukuda. É professora de violino, ministrando aulas particulares desse instrumento. Estuda canto desde 2003 e participa do Coral do Oswald desde sua criação.