HOME  / CURSOS
Inglês
 
Objetivos
São objetivos do curso extracurricular de inglês comprometer os alunos com seu processo de aprendizagem da língua inglesa e promover a formação de indivíduos com competência linguística para interagir e se comunicar, oralmente ou por escrito, em diferentes situações.
 
Concepção de ensino-aprendizagem
Segundo nossa concepção de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, a aquisição linguística é um processo de médio a longo prazo e se dá por meio de exposição à língua-alvo, de prática guiada e sistematização, necessariamente adequadas a cada faixa etária, etapa formal da aprendizagem e características individuais dos alunos.
Pensamos também que o aprendizado do inglês como língua estrangeira deve contemplar as quatro habilidades linguísticas: comunicação oral (speaking), compreensão oral (listening), comunicação escrita (writing) e compreensão escrita (reading). Apesar de serem essencialmente indissociáveis (o falante é ouvinte, e o escritor é leitor), acreditamos que o desenvolvimento, a apresentação e a ênfase em uso de cada uma dessas habilidades devem respeitar as mencionadas condições – idade e etapa de aprendizagem dos alunos.
Assim, os cursos para a Educação Infantil, por exemplo, dão ênfase à prática oral, expondo os alunos aos sons e à musicalidade da língua e encorajando-os a dizer palavras, frases, textos curtos, rimas e canções. A alfabetização sistemática da língua estrangeira deve ser cuidadosa para não interferir no estudo da língua materna, de modo que, quanto mais experiente for o aluno em relação à própria língua, mais bem preparado estará para a aquisição da escrita e da leitura da língua estrangeira. Ao longo dos anos, no entanto, os alunos devem ser expostos equilibradamente às quatros habilidades.
Quanto à gramática, está conjugada ao contexto da comunicação, pois é ferramenta intrínseca a frases e textos e é naturalmente assimilada, com a prática da língua.
 
Metodologia e estratégias
A metodologia adotada é a de projetos didáticos, que têm em conta a etapas de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, assim como o interesse e as necessidades de cada grupo. Sendo eminentemente comunicativa, favorece o engajamento dos alunos e põe-nos em ação diante do desafio de usarem os recursos linguísticos a que foram expostos.
As estratégias de ensino se apoiam em brincar, fazer e sistematizar. Na primeira infância, as brincadeiras e, mais tarde, os jogos com regras preestabelecidas são formas de experimentar, expor emoções, interagir com o mundo e aprender. 
As ideias de brincadeira, jogo e lúdico são tributárias do mesmo conceito: atividades livres ou dirigidas capazes de envolver seus participantes e gerar prazer. Para nós, significam também atividades que suscitam reflexão sobre o respeito ao outro e às regras, ensinam a ganhar e a perder, concorrem para a prática e a fixação de estruturas da língua. 
Fazer relaciona-se ao princípio do active learning, segundo o qual os alunos têm uma postura ativa no seu processo educativo – são protagonistas de seu aprendizado, e não assistem aula ou ouvem passivamente o professor. 
Sistematizar é recuperar conteúdos e organizá-los. A sistematização proposta pelo professor tem a dupla finalidade de criar recursos concretos para referências futuras e também subsidiar a internalização do conhecimento. 
Um curso que se oriente pela ideia de brincar, fazer e sistematizar levará a um aprendizado significativo e agradável.
 
coordenação da área: Cristina Ramos 
 
professoras: Camila Miranda  e  Cecília Silva Furquim Marinho
destinado a: alunos do G3 ao 5º ano
 
vagas:
              12 para turmas de G3 e G4
              12 para turmas de G5 e 1º anos
              14 para turmas de 2º e 3º anos
              14 para turmas de 4º e 5º anos
 
 Maria Cristina Ribeiro Ramos é graduada em língua e literatura inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e leciona inglês desde 1974. Lecionou na Cultura Inglesa, bem como no ensino fundamental I e II, e ensino médio em algumas escolas regulares. Ensinou crianças, adolescentes e adultos de todos os níveis de proficiência, inclusive dando cursos de tradução e de inglês para professores na Cultura Inglesa. É examinadora oficial da Universidade de Cambridge e, atualmente, professora do ensino médio e coordenadora do ensino fundamental 1 e 2 e médio, no Colégio Oswald de Andrade. Desde o início, participou ativamente na construção do projeto do curso de Inglês da Oficina Toka e atua como coordenadora da área desde então.
 
  Camila Miranda é formada em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e em Arte Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Certificada como professora de inglês com o TKT (Teaching Knowledge Test) pelo instituto Cambridge English Language Assessment. Exerceu arquitetura na Daaz Projetos durante quatro anos. Durante a graduação em Arte Educação estagiou no Colégio Santa Cruz e, recém-formada, lecionou Arte Digital para jovens com Transtornos Globais de Desenvolvimento no Colégio Paulicéia no ano de 2010. Vem se dedicando à língua inglesa desde a infância. Estudou formalmente no Colégio Santa Cruz, mas adquiriu fluência principalmente como autodidata. Atuou como educadora nas Oficinas do Brincar em Inglês do Espaço Familiarte, onde trabalhou com a faixa etária de 2 a 8 anos. Desde o início da Oficina Toka atua como professora de inglês para as turmas de crianças de 3 a 6 anos e adolescentes.

Cecília Silva Furquim Marinho é professora há mais de 20 anos. Sua primeira carreira foi ligada ao teatro, atuando e ensinando atuação numa escola profissionalizante de atores e em oficinas culturais.  A partir de 1995, começou carreira ligada às Letras, graduando-se e licenciando-se em Inglês/Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde defendeu seu mestrado em Literatura Brasileira em 2013. Complementou seus estudos acadêmicos com um semestre de imersão na língua inglesa em Londres. Possui os certificados CPE (Certificado de Proficiência em Inglês) e COTE (Certificado para Professores de Inglês como Língua Estrangeira) da Universidade de Cambridge e tem ensinado inglês em escolas de línguas, escolas regulares e faculdade. Também atua como tradutora de poesia na língua Inglesa, tendo lançado o seu primeiro livro/CD no início de 2014 pela editora Melhoramentos: "A coruja, o gato e os filhotes" de Edward Lear. Atualmente ensina inglês para crianças em cursos extracurriculares na escola Brincar e na Oficina Toka.