HOME  / CURSOS
Escola de futebol

Esportes para crianças

As vivências esportivas são direitos das crianças. Como se iniciar nessas práticas de maneira lúdica, desenvolvendo noções de respeito e cooperação? Como propor atividades que respeitem suas necessidades de desenvolvimento? Acreditamos que práticas coletivas trazem consigo um sem número de valores, sentimentos, emoções, tristezas e alegrias – por que não? 

Qual a finalidade do trabalho com esportes como o desenvolvido na Escola da Bola, Futsal, Vôlei ou outro, quando há Educação Física na grade curricular? O que distingue esses dois momentos? As diferenças são muitas e muito importantes, mas a principal é que há uma escolha individual motivada pelo gosto pelas atividades esportivas, o que é variável e heterogêneo nas aulas regulares de Educação Física. Tal inclinação pessoal deve ser respeitada e desenvolvida – esse é o papel fundamental do trabalho voltado aos esportes.

O que propor para a faixa etária que abrange o fundamental 1, quando o papel dos esportes é claramente lúdico e sociabilizante? Além disso, que modelo desportivo pretendemos seguir para desenvolver esses aspectos? Devemos lembrar que os esportes são definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais como parte dos temas transversais, o que os situa muito além de uma simples prática: os esportes são formas vitais de se aprender a ser, a saber e a fazer. Nesse sentido, os focos dessa proposta são a participação e a educação desportiva, e não o rendimento desportivo, passível de experiência e abordagem crítica nas séries posteriores.

Futebol/ Futsal

Para essa faixa etária, cujo interesse pelos esportes coletivos é evidente, o Futsal aparece como destaque, principalmente entre os meninos, embora seja crescente e desejável o interesse das meninas por essa atividade, o que nos leva a propor uma abordagem coeducativa, na qual meninos e meninas participam nas mesmas condições.

Para além dos elementos situacionais e do desenvolvimento de capacidades e habilidades específicas do Futsal trabalhadas na Escola da Bola (do 1º ao 3º ano), aqui ganham força os elementos legais (regras, espaços e materiais específicos), culturais, éticos, históricos e estéticos. Essa abordagem múltipla nos permite desenvolver uma iniciação desportiva específica que, embora tenha em si evidentes e importantes aspectos técnicos e competitivos, ainda revela uma riqueza humanista e cooperativa que ultrapassa muito sua simples prática.

professor: Mauro César Fonseca Patrício 
vagas: 20 por grupo
destinado a: alunos do 4º e do 5º ano do fundamental
 

[1]Mauro César Fonseca Patrício é professor e treinador de esportes, futsal e futebol society. Formado em Educação Física pelo Centro Universitário Uni FMU (2004) e pós-graduado em Educação Física e Metodologia de aprendizagem e treinamento de futebol e futsal na Universidade Fama Filho (2006). Atuou como professor de Escola de Esportes, Futebol, Futsal e Futebol society em algumas instituições de São Paulo, atendendo crianças de diversas faixas etárias: 3 a 5 anos, 6 a 10 anos, 11 a 14 e 15 a 18 anos masculino, feminino e misto.