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Escola da bola
Escola da Bola
 
Esportes para crianças
As vivências esportivas são direitos das crianças. Como se iniciar nessas práticas de maneira lúdica, desenvolvendo noções de respeito e cooperação? Como propor atividades que respeitem suas necessidades de desenvolvimento? Acreditamos que práticas coletivas trazem consigo um sem número de valores, sentimentos, emoções, tristezas e alegrias – por que não?  
Qual a finalidade do trabalho com esportes como o desenvolvido na Escola da Bola, Futsal, Vôlei ou outro, quando há Educação Física na grade curricular? O que distingue esses dois momentos? As diferenças são muitas e muito importantes, mas a principal é que há uma escolha individual motivada pelo gosto pelas atividades esportivas, o que é variável e heterogêneo nas aulas regulares de Educação Física. Tal inclinação pessoal deve ser respeitada e desenvolvida – esse é o papel fundamental do trabalho voltado aos esportes.
O que propor para a faixa etária que abrange o fundamental 1, quando o papel dos esportes é claramente lúdico e sociabilizante? Além disso, que modelo desportivo pretendemos seguir para desenvolver esses aspectos? Devemos lembrar que os esportes são definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais como parte dos temas transversais, o que os situa muito além de uma simples prática: os esportes são formas vitais de se aprender a ser, a saber e a fazer. Nesse sentido, os focos dessa proposta são a participação e a educação desportiva, e não o rendimento desportivo, passível de experiência e abordagem crítica nas séries posteriores.
 
Escola da Bola
 
A Escola da Bola é uma metodologia de iniciação e aprendizagem desportiva fundamentada nas mais atuais das ciências do movimento e do treinamento desportivo. Os três componentes básicos do método são:
a) Jogos situacionais: acertar o alvo, transportar a bola ao objetivo, tirar vantagem tática no jogo, participar de jogo coletivo, reconhecer espaços, superar o oponente, oferecer-se e orientar-se.
b) Desenvolvimento de capacidades: exigências de pressão de tempo, precisão, complexidade, organização, variabilidade e carga.
c) Desenvolvimento de habilidades: controle de ângulos, regulação de aplicação da força, determinação do momento do passe, das linhas de corrida e do tempo da bola, antecipação da direção do passe, antecipação defensiva e observação dos deslocamentos.
Esse conjunto de atividades visa relacionar movimentos comuns nos esportes, sem especialização precoce e de forma lúdica, aproximando os alunos dessa faixa etária das dimensões táticas, da coordenação e das técnicas presentes nos esportes com bola − tchuquebol, futsal, basquete, handebol e vôlei.
 
professor: Mauro César Fonseca Patrício 
vagas: 20 por grupo
destinado a: alunos do G3 a G5 e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental
 
  Mauro César Fonseca Patrício é professor e treinador de esportes, futsal e futebol society. Formado em Educação Física pelo Centro Universitário Uni FMU (2004) e pós-graduado em Educação Física e Metodologia de aprendizagem e treinamento de futebol e futsal na Universidade Fama Filho (2006). Atuou como professor de Escola de Esportes, Futebol, Futsal e Futebol society em algumas instituições de São Paulo, atendendo crianças de diversas faixas etárias: 3 a 5 anos, 6 a 10 anos, 11 a 14 e 15 a 18 anos masculino, feminino e misto.