HOME  / CURSOS
Circo

O circo como manifestação cultural, instiga o aluno pela novidade, desafio, diversão e vertigem, por meio de atividades que motivam, integram e valorizam o respeito ao corpo e ampliam o repertório cultural, entendendo a prática circense como manifestação artística e social integrante do patrimônio da nossa cultura.

As modalidades circenses abrangem malabares, acrobacias, tecido, trapézio, jogos teatrais, esquetes de palhaço, dança e expressão corporal, proporcionando ao praticante o contato com uma nova cultura, além da experiência do trabalho em grupo, uma vez que a maioria dos exercícios necessita da ajuda de um companheiro. Os benefícios decorrentes das atividades são muitos: melhora do condicionamento físico, alongamento e flexibilidade. Isso sem contar o desenvolvimento afetivo, social, atitudinal, como controle da ansiedade, desinibição e aprendizado em grupo.
 
Objetivos gerais:
Ampliar as possibilidades da prática de circo e reflexão sobre a mesma;
Educar o praticante para o uso correto do espaço e equipamentos com segurança;
Propiciar novas situações que favoreçam o desenvolvimento/aumento do acervo motor;
Proporcionar situações de sucesso em relação à atividade física;
Difundir a prática do circo;
Criar situações que favoreçam o convívio entre pessoas. 
 
Objetivos específicos: 
Nas aulas de circo serão desenvolvidas as capacidades físicas de força, flexibilidade, resistência e velocidade, além das habilidades motoras especificas como equilíbrios (estático e dinâmico), lateralidade, noção espacial (sinestesia), coordenação motora fina, dentre outras. Tudo isso nas diversas modalidades circenses listadas abaixo:
Acrobacia: envolve rolamentos em diversos eixos, saltos, apoios invertidos, etc., os quais podem acontecer individualmente, em duplas e/ou em grupo, desenvolvendo a força, equilíbrio e flexibilidade dos alunos.
Aéreos (Tecido, lira e trapézio): exercícios aéreos feitos por meio de instrumentos seguros, que desenvolvem a flexibilidade, força e confiança.
Malabares: manipulação de dois ou mais objetos, como bolas, claves ou aros, desenvolvem a coordenação motora fina e também a coordenação óculo-manual.

Obs: roupa de tecido flexível, que não dificulte os movimentos. 

Professores:Fransergius Gebara e assistentes*
 
Vagas: 10 alunos para a turma de G3 a G5
e 15 alunos para a turma de 1º a 6º no Ensino Fundamental

Destinado a: alunos do G3 ao 6º ano
 
Local: Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)
 
*Fransergius Olivari Gebara é graduado e licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e Especialista em Treinamento Desportivo pela UNIFESP. Foi atleta de Ginástica Artística e atua como professor de Ginástica na prefeitura de Osasco. Também é integrante do Grupo Circense Estrupeados.