HOME  / CURSOS
Cerâmica

Acompanhando o homem desde a Pré-história, a arte da cerâmica, de gestos simples e precisos, mantém-se viva pelo latente desejo humano de dar forma a luminárias, móbiles, jogos de tabuleiro, animais, fantoches, bonecos, caixas, canecas, pratos, bules, vasos e esculturas. Por meio de técnicas especiais de modelagem manual da argila e queima em forno de alta temperatura, esses objetos adquirem resistência e beleza.

Trabalhar com argila é uma excelente maneira de desenvolver a habilidade tátil das crianças. De natureza tridimensional o barro dá oportunidade aos pequenos de pensarem em estruturas, forma e figuras. Assim, as crianças conhecem a argila e sua capacidade de absorver gestos, sentimentos e desejos.

Os pequenos colocam a mão na massa a partir de técnicas de modelagem, textura e pintura, o que exige idealizar e imaginar, além de criar e materializar. Nesse exercício, experimentam a transformação do barro mole, a partir de sua vontade e criatividade, em um objeto tridimensional, concreto, sólido e estruturado. Este processo possibilita ao aluno trabalhar de forma criativa em sua ideia, entendendo as adaptações que podem ser feitas para a se atingir a forma desejada.

Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, essa atividade se reflete notavelmente no desenvolvimento interior do aluno; seja de seu potencial expressivo, ampliando-lhe os recursos de comunicação na linguagem plástica; seja de seu equilíbrio emocional e de sua flexibilidade, fortalecendo-o para enfrentar frustrações e perdas. Os esforços nesse processo são premiados ainda com a materialização das formas imaginadas.

 

professora: Marília Zanotin Garcia[1]

destinado a: alunos do G5 (Educação Infantil) ao 6º ano (Ensino fundamental)

vagas: 10 por turma

local:Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)

 



[1]
Marília Zanotin Garcia é ceramista e educadora. Formou-se em História pela Universidade de São Paulo (USP) em 2016; trabalhou em escolas e espaços destinados ao livre e artístico desenvolvimento infantil e hoje dedica-se ao estudo da Educação Terapêutica e Inclusiva através da Arte. Também desenvolve um trabalho autoral - a marca Z?Z - e atua como ceramista junto ao Atelier Alessandra Dantas, onde e com quem iniciou no universo da cerâmica