HOME  / CURSOS
Cerâmica

Acompanhando o homem desde a Pré-história, a arte da cerâmica, de gestos simples e precisos, mantém-se viva pelo latente desejo humano de dar forma a luminárias, móbiles, jogos de tabuleiro, animais, fantoches, bonecos, caixas, canecas, pratos, bules, vasos e esculturas. Por meio de técnicas especiais de modelagem manual da argila e queima em forno de alta temperatura, esses objetos adquirem resistência e beleza.

Trabalhar com argila é uma excelente maneira de desenvolver a habilidade tátil das crianças. De natureza tridimensional o barro dá oportunidade aos pequenos de pensarem em estruturas, forma e figuras.

Nas aulas de cerâmica da Oficina Toka as crianças experimentam de maneira descontraída uma variedade de técnicas para a construção das peças. Esse processo possibilita ao aluno a trabalhar de forma criativa em sua ideia, entendendo as adaptações que podem ser feitas para a se atingir a forma desejada.

Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, essa atividade se reflete notavelmente no desenvolvimento interior do aluno; seja de seu potencial expressivo, ampliando-lhe os recursos de comunicação na linguagem plástica; seja de seu equilíbrio emocional e de sua flexibilidade, fortalecendo-o para enfrentar frustrações e perdas. Os esforços nesse processo são premiados ainda com a materialização das formas imaginadas.

professoras: Daniela Naschold[1] e Maíra Andrade Martinez[2]

vagas: 16 por grupo

destinado a: alunos do fundamental I (1º ao 5º ano)

local:rua Girassol, 913

[1] Maíra Andrade Martinez é ceramista, psicóloga e arte-terapeuta. Formada em psicologia pela Universidade Paulista (2001), especialização em Clínica pela PUC (2003) e mestrado em psicologia pela Universidade São Marcos (2006). Foi aluna de Cerâmica das professoras Lica e Alessandra Dias e tem se especializado ao longo dos anos em diversos cursos tanto nessa área como em arte terapia. Idealizadora do projeto Artedemão e sócia do Mon Petit Atelier, ministrando aulas domiciliares e oficinas criativas em festas e eventos. Tem experiência em oficinas educativas, criativas e terapêuticas de cerâmica. Participou de projetos de inclusão social e geração de renda através da cerâmica para pessoas com deficiência intelectual e saúde mental.