HOME  / CURSOS
Dança

Considerando a dança como uma das formas privilegiadas de expressão do corpo criativo, o curso propõe um espaço onde as crianças possam desenvolver uma maior percepção de seu corpo e de seu movimento com base em princípios da dança contemporânea, release, educação somática e das danças, brincadeiras e jogos presentes nas culturas populares brasileiras. Qualidades e capacidades expressivas são desenvolvidas por meio da percepção corporal e reconhecimento das distintas qualidades de movimento.

O conhecimento do próprio corpo em movimento – coordenar movimentos, equilibrar o tônus, explorar o espaço pessoal-físico-social, reconhecer os diferentes ritmos, reconhecer limites entre seu corpo e o corpo do outro, dançar no e com o grupo – é fundamental para o desenvolvimento psicomotor das crianças e contribui para o desenvolvimento do potencial expressivo e criativo de cada aluno dentro de um contexto coletivo.

O desenvolvimento psicomotor, a socialização e o processo criativo são trabalhados ludicamente tornando possível a expressão do corpo criativo na dança.

Nas aulas o trabalho será desenvolvido a partir de técnicas criadas com base nas danças Moderna, Contemporânea, Clássica e Yoga, que trabalha fundamentalmente a respiração na realização de movimentos, com foco no “soltar, relaxar, liberar”.

O curso trabalhará:

·        Atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da Educação Somática, com e sem materiais proprioceptivos; Brincadeiras da cultura infantil;

·        Conteúdos da arte do movimento/dança educativa - Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;

·        Danças populares brasileiras (frevo, bumba-meu-boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);

·        Improvisação e investigação criativa;

·        Dança como processo criativo e expressivo;

·        Interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;

·        Exercícios da técnica Release: respiração, contração e relaxamento.

·        Atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da Yoga;

·        Atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;

·        Apreciação artística.

 

Professora: Valéria Kimachi*

Roupa: de tecido flexível

Vagas: 16 vagas por turma

Destinado a: crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I

Local: Oficina Toka – Rua Girassol, 913 (Vila Madalena)

 


*Valéria Kimachi é bailarina e violinista. Em 1985 fez parte da primeira turma da Faculdade de Dança da UNICAMP. Foi bolsista do Joffrey Ballet de Nova York em 1981. Participou dos espetáculos “No fire escape in hell”, em 1987, com Michael Clark; da “Ópera dos Quinhentos”, dirigida por Naum Alves de Souza, em 1992, com J. C. Violla; dos espetáculos “Manos Arriba”, “Palimpsesto” e “O Tico-Tico” com o Grupo Marzipã, entre 1986 e 1990; e de “Pas-De-Deuses” (1985) e “Kashmir Bouquet” (2008), com Ivaldo Bertazzo.  Estuda violino desde 2004 com o professor Yoshitame Fukuda. É professora de violino, ministrando aulas particulares desse instrumento. Estuda canto desde 2003 e participa do Coral do Oswald desde sua criação.